segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dia do Mídia

Resolvi abrir um parêntese hoje para parabenizar o profissional de mídia, função essa que já fez parte do meu dia a dia. Aliás, diga –se de passagem, fez parte alguns longos anos dos meus sonhos de “o que vou ser quando crescer”.
Ser mídia era mais que realizar um desejo do meu pai que via em mim uma profissional capaz de traduzir índices de audiências, alcance, cobertura e custo por mil com discernimento, era realizar uma vontade minha em desvendar cada termo técnico, trabalhar da forma mais correta e profissional possível, saber fazer planejamentos de comunicação, de mídia, traçar estratégias, táticas e por aí a fora. Visualizar uma campanha vitoriosa, cases de sucesso. Cliente satisfeito, retorno, novas campanhas. Mas alguns ventos me levaram para outra área.
Voltando aos parabéns...
Bom, se há alguém que vai diretinho pro céu sem fazer escala pelo purgatório é o Mídia! Merecido viu! Lidar com atendimento, produção, criação e contato de veículo grudento e pegajoso, é preciso muita, mas muita paciência. Sem contar o cliente quando acha que aquele veículo tem quem estar no plano de mídia na próxima campanha, isso quando ele não fecha um contrato de veiculação para todo o ano, porque ele conhece o irmão do filho do dono, que lhe concede um mega desconto para anunciar. Ou seja, desperdício mais que inútil porque não passa nem perto do seu público alvo. Não precisa nem dizer que toda argumentação do mídia é desnecessária para defender que o melhor é investir toda a verba anual desse veículo num que atinja seu público e traga-lhe retorno mesmo que com apenas 1 inserção, precisa?! Santo Mídia! Não vamos comentar o fato do dono da agência adorar o “investimento” porque uma altura dessas ele já não é mais publicitário, é empresário, dono de agência!
Ah, saudades dos meus tempos de mídia. Um café no meio da tarde jogando conversa fora com aquele contato amigo, as festinhas, os presentinhos do calendário... kit carnaval, ovo de páscoa, dia da mulher, dia do mídia, São João, Natal, Ano Novo (a gente recebe presentinhos até no dia das crianças!). Aquele convite para a festinha mais badalada que chega assim sem-querer-querendo em nossas mãos e maaaaaaata o povo da criação de inveja! É bom demais ser mídia!
É, enfim, meu primeiro Dia do Mídia sem ser mais mídia desde a minha entrada no mercado. Mas para não ficar em branco, venho aqui deixar os sinceros, e sem bajulação, parabéns de quem hoje trabalha em um veículo de comunicação.
21 de Junho! Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário